Sinopse
Qual a razão biológica dos mexericos? E do riso? E da criação de arte?

Porque é que os cães têm caudas enroladas?

O que nos podem dizer os micróbios sobre a moral?

Estas e muitas outras questões são abordadas pelo célebre evolucionista David Sloan Wilson em Evolução para Todos, uma obra inteligente e inovadora. Com histórias tão cativantes como informativas, Wilson descreve os princípios básicos da evolução e mostra como, se devidamente entendidos, estes princípios podem lançar luz sobre todos os aspectos da criação, desde a origem da vida à natureza da religião.

Como nos elucida Wilson, a evolução não se limita aos dinossauros e à origem do homem: ela explica as razões pelas quais todas as espécies se comportam de determinada forma, desde escaravelhos que devoram as crias a abelhas que funcionam como um cérebro colectivo e a cães que são mais inteligentes em alguns aspectos do que os nossos parentes símios mais chegados. Os princípios evolutivos básicos são também o fundamento da capacidade humana para o pensamento simbólico, a cultura e a moral.

Por vezes intensa, provocadora, e ousadamente divertida, a obra A Evolução para Todos aborda algumas das questões sociais e filosóficas mais profundas desta ou de qualquer época. Ao ajudar-nos a entender de uma forma mais completa os seres humanos e o seu lugar no mundo, poderá também ajudar-nos a melhorar esse mesmo mundo.

«[Evolução para Todos] é um contributo notável. Nenhum outro autor conseguiu combinar o domínio total de uma matéria com uma explicação tão clara e interessante do seu significado para o autoconhecimento humano. Tendo como público-alvo o leitor não-especializado e, no entanto, rica em ideias suficientemente originais para cativarem intelectuais, esta é verdadeiramente uma obra para a nossa época.»

Edward O. Wilson, vencedor do prémio Pulitzer e autor de A Criação
Outras Críticas
«A Evolução para Todos é uma obra divertidíssima. Mas não se deixe iludir, pois David Sloan Wilson é um grande biólogo que, por acaso, também é um contador de histórias fantástico.»
Sarah B. Hrdy, autora de Mother Nature «Em geral, existem dois tipos de livros científicos: os que são escritos para cientistas profissionais e os que são escritos para o público em geral. De vez em quando, surge uma obra que faz a ponte entre estes dois mundos. É o caso de A Evolução para Todos: trata-se de uma narrativa bem escrita e cativante, que pode ser apreciada por qualquer pessoa, mas contendo ideias originais que devem ser lidas por cientistas profissionais pelo valor que têm para o desenvolvimento da ciência. Fiquei espantado com as novidades que Wilson introduz e com a quantidade de novas ideias que apresenta; assim, neste caso, ‘qualquer pessoa’ significa isso mesmo: tanto meros curiosos sobre a matéria, como cientistas profissionais.»
Michael Shermer, editor da revista Skeptic, colunista da Scientific American e autor da obra Why Darwin Matters

«Esta história cativante, uma síntese inovadora e inesquecível que abrange biologia, psicologia, religião e política, representa a biologia evolutiva no seu melhor.»
Martin Seligman, Professor de Psicologia e Director do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia.